segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Propriedades Principais

Name

Comum a todos os elementos da paleta, essa propriedade é a responsável por nomear o componente facilitando  a sua localização na lista de componentes do formulário. Ao modificar o nome de um componente, automaticamente o Delphi atualiza o código-fonte, trocando o nome antigo pelo novo. Ele só não atualiza o código gerado pelo usuário, ou seja, aquele código digitado manualmente por você, apenas o que o próprio Delphi gera. Sendo assim, antes de escrever qualquer código para o componente, dê a ele um nome para que você não perca tempo no desenvolvimento.
Caption

Propriedade responsável por rotular um componente. O conteúdo de Caption será mostrado quando o componente for desenhado no formulário. Um exemplo é o texto que aparece em um botão ou em um componente label.
Left e Top (Esquerda e Topo)

Responsáveis por armazenarem a posição do componente em relação ao formulário que ele está contido. Ao mover o componente, automaticamente essas propriedades são alteradas pelo Delphi.
Height e Width (Largura e Altura)

Cada vez que o tamanho do componente é codificado essas propriedades também são alteradas, conforme acontece com Left e Top.
Font

Propriedade que permite fazer a formatação da fonte do texto, conforme é feito em editores de texto.
Color

Responsável por dar cor ao componente. Existem cores padrões que devem ser utilizadas, mas é possível definir qualquer outra cor através de seus componentes RGB.
Tab Order

Ordem dos componentes no formulário. Usado para estabelecer a seqüência em que os componentes receberão o foco quando o usuário utilizar a tecla TAB para alternar entre os campos ou botões do formulário.
Hint

Propriedade responsável por mostrar ao usuário um texto alternativo quando o mouse é colocado sobre o componente.
ShowHint

Propriedade que ativa a propriedade Hint. Se ShowHint estiver desligado, não mostra o texto de Hint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário